O que faz?
O agente literário representa e cuida da obra de autores. Acima de tudo, ele é o intermediário entre autores e editores.
Para se informar e estudar novos projetos, o agente lê originais ou trechos de textos literários, resenhas, entrevistas, artigos, orelhas, introduções e propostas editoriais.
Sempre em busca de novas informações, para consolidar contatos e estreitar relacionamentos, ele também participa das principais feiras de livros do mundo e de outros eventos do mercado editorial.
Com experiência de mercado, conhecendo a linha, o perfil e a conduta profissional das editoras, o agente procura pelas mais indicadas para publicar as obras dos seus autores, buscando, para cada autor um editor que combine com ele e com o livro. O agente negocia cláusulas, discute questões contratuais, cobra respostas, resolve impasses, fecha negócios, coordena projetos.
Quanto à remuneração, as agências cobram uma comissão em cima do que o autor ganha. E se o autor não ganhar nada, o agente também não recebe – é a regra do jogo.
Boa parte do trabalho do agente é compreender e aproximar as pessoas, suavizar as relações, fazer as coisas acontecerem do melhor modo possível.